Blog

MSP Roadmap, MSPglobal

MSPglobal promove contribuição do Planejamento Espacial Marinho para o desenvolvimento sustentável em webinar do PainelMar

No dia 6 de maio de 2020, a Iniciativa MSPglobal participou de um webinar sobre Planejamento Espacial Marinho (PEM) organizado pela rede brasileira PainelMar no contexto do seu “Programa Horizonte Oceânico Brasileiro – HOB”. Aproximadatamente 450 pessoas assistiram ao vivo.

Michele Quesada da Silva, membro da equipe MSPglobal e representante da América Latina no Grupo de Especialistas MSPglobal, explicou o papel da Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO (COI-UNESCO) na promoção e no apoio à implementação do PEM nos seus 150 Estados Membros, bem como as ações prioritárias do MSProadmap, implementadas através da Iniciativa MSPglobal e do MSPforum.

Este webinar foi uma oportunidade de ampliar a discussão sobre o PEM para a sociedade civil brasileira após o curso de capacitação organizado, em São Paulo em dezembro de 2019, pela COI-UNESCO, para funcionários brasileiros e uruguaios no âmbito do MSProadmap e com o apoio do Governo da Suécia.

A principal mensagem compartilhada por MSPglobal durante o webinar foi sobre como os processos de PEM podem contribuir para alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, e não apenas o ODS14 sobre “Vida na Água”. De fato, o PEM não é uma receita pré-definida e os resultados deste processo público mudarão em cada país de acordo com o contexto e as decisões tomadas:

  • ODS2 “Fome zero”: O PEM pode resultar em um gerenciamento sustentável da pesca de pequena escala, mantendo o acesso às áreas marinhas, bem como a disponibilidade de pescado e frutos do mar para as gerações atuais e futuras de comunidades tradicionais costeiras.
  • ODS5 “Igualdade de gênero”: O PEM pode criar oportunidades para melhorar o equilíbrio de gênero nas tomadas de decisão relacionadas ao ambiente marinho, assim como nas indústrias marítimas. Recentemente, MSPglobal realizou um evento online sobre este tema; uma representante brasileira foi uma das palestrantes.
  • ODS13 “Ação contra a mudança global do clima”: O PEM pode integrar medidas de adaptação e mitigação às mudanças climáticas, resultando em um ambiente marinho mais resiliente e capaz de reduzir a vulnerabilidade a essas mudanças. Uma forma de atingir este objetivo poderia ser a adoção de ações de conservação e restauração de áreas de manguezal, cujo um dos serviços ecossistêmicos é a proteção da costa.
  • ODS16 “Paz, justiça e instituições eficazes”: O PEM pode fortalecer a democracia, as instituições governamentais e o acesso a dados e informações sobre o ambiente marinho, quando implementado por meio de um processo participativo, representativo e transparente de tomada de decisão.

O público agradeceu esta perspectiva mais ampla sobre a conexão entre o PEM e a Agenda 2030. Dentre as 61 perguntas enviadas pelos participantes, as mais votadas foram as seguintes:

  • Como é feita a conciliação entre os interesses econômicos e sustentáveis na criação do PEM? Quais os critérios técnicos utilizados?
  • Como inserir conhecimentos tradicionais e realidades locais no PEM, que é em si um instrumento de gestão estatal? Como inserir o debate sobre justiça ambiental no PEM?
  • Como o PEM prevê a participação popular e o envolvimento capilar dos atores? Como aproveitar o que vem sendo desenvolvido nos Conselhos das Unidades de Conservação?

LINK RELACIONADO:
MSProadmap

CONTATO:
MSPglobal.comm@unesco.org

Sidebar
Utilizamos cookies para mejorar su experiencia en nuestro sitio web. Al navegar por este sitio web, consideramos que acepta nuestro uso de cookies.
Start typing to see posts you are looking for.
  • * indicates required




    MSPglobal will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.

    Please let us know all the ways you would like to hear from us:


    You can unsubscribe at any time by clicking the link in the footer of any email you receive from us or by contacting us at MSPglobal.comm@unesco.org.

    We will treat your information with respect. For more information about our privacy practices, please visit our website.

    We use Mailchimp as our marketing platform. By clicking below to subscribe, you acknowledge that your information will be transferred to Mailchimp for processing. Learn more about Mailchimp’s privacy practices here.