No dia 13 de novembro de 2020, ocorreu um seminário online sobre Planeamento Espacial Marinho (PEM) e Economia Azul Sustentável, em Cabo Verde, para destacar as perspetivas nacionais e também partilhar experiências dos arquipélagos vizinhos de Espanha e Portugal na região da Macaronésia.
O evento contou com a participação de alto nível do Ministro da Economia Marítima de Cabo Verde, Paulo Veiga, e do Ministro da Cultura e Indústrias Criativas e Presidente da Comissão Nacional de Cabo Verde para a UNESCO, Abraão Vicente.
O Sr. Veiga destacou a necessidade urgente desse Estado oceânico e arquipelágico de prosseguir com a legislação e implementação do PEM para desenvolver a sua Economia Azul. O processo deve considerar a melhor ciência disponível, o envolvimento das partes interessadas, um planeamento intersetorial, uma tomada de decisão transparente, a consideração de objetivos econômicos e ambientais, assim como mecanismos sustentáveis de financiamento.
Por sua vez, o Sr. Vicente afirmou que é imperativo impulsionar a cooperação internacional em ciência oceânica, bem como fortalecer a colaboração em pesquisa e transferência de tecnologia. Ele enfatizou que o Roteiro conjunto para a aceleração dos processos de PEM a nível global (MSProadmap) e a Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030) oferecem a Cabo Verde a oportunidade de estabelecer relações com outros países e aprender com eles na gestão do espaço e recursos marinhos e costeiros.
Representantes de várias instituições nacionais envolvidas no PEM e na Economia Azul apresentaram as estratégias e processos que estão sendo desenvolvidos e implementados, destacando oportunidades e desafios a respeito.
A segunda parte do evento foi dedicada ao compartilhamento de experiências com representantes dos arquipélagos vizinhos. Por Portugal, participaram os governos regionais da Madeira e dos Açores, e pela Espanha, o Ministério da Transição Ecológica e do Desafio Demográfico e a Universidade de Las Palmas de Gran Canaria.
Clique aqui para acessar as apresentações dos palestrantes.
O seminário online foi co-organizado com a Comissão Nacional de Cabo Verde para a UNESCO e o Ministério da Economia Marítima, e co-financiado pelo Governo da Suécia no contexto do MSProadmap e da Década da Ciência Oceânica da ONU.
LINKS RELACIONADOS:
MSProadmap
La COI-UNESCO y la Comisión Europea impulsan el desarrollo de la planificación espacial marina y la economía azul sostenible en el mundo
CONTACTO:
MSPglobal.comm@unesco.org